segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

** Comportamento Animal** - A chegada de um segundo animal.

Olá, hoje vou dividir com vocês uma experiência minha, sobre comportamento animal, o Harry tinha  aproximadamente uns sete anos e meio, quando encontramos na rua o Rony. A minha ideia a principio foi cuidar do Rony alguns dias e tentar doa-lo, mas adivinhem, me apaixonei por ele e resolvi ter um segundo animal, ate porque faria companhia ao Harry. Quando tomei a decisão, eu sabia que precisava tomar algumas atitudes, o que mais me preocupava era a reação do Harry, afinal nesse período todo, ele foi o rei da casa, tudo era dele, as bolinhas, a ração, a casa e principalmente a minha atenção, não seria justo com ele. Então usei o método da observação. Fiquei de olho como eles se comportariam, ate porque eu não conhecia o Rony e não sabia como ele reagiria. Nos primeiros dias tentei ficar mais em casa e quando saia separava os dois, pois no primeiro momento tiveram algumas brigas e logico que por tudo o que o Rony passou, ele tinha umas reações que me preocupava, afinal coitado tudo foi muito estressante para ele, de repente tinha uma casa, depois não tinha mais e ficou na rua, sabe lá o que passou e logo depois outra casa, com um cachorro dominante.
Para me auxiliar chamei uma profissional de comportamento animal, que me deu uns toques maravilhosos e com o tempo passando, vim a perceber que o Harry entendeu o ocorrido e aceitou mais a presença de outro cachorro e o Rony foi incorporando a rotina da casa, ate onde o Harry fazia xixi ele aprendeu e faz igual. Hoje eles vivem em perfeita harmonia, acreditem ate se juntam para defender caso algum esteja em perigo. O Rony eh muito fofo, aceita as ordens do Harry sem pestanejar, faz uns mimos e como não eh bobo, luta também por atenção, mas sabe que o Harry eh quem manda =)
Caso você tenha vontade eh importante não se esquecer de alguns cuidados, como:

· Respeitar o primeiro animal, eu não mudei nenhuma atitude, por exemplo, quando eu chego a casa, o primeiro que eu me dirijo eh ao Harry e depois ao Rony.
· Observar e aprender a personalidade de cada um e fazer prevalecer.
· Não dar atenção ao primeiro (e acreditem essa parte eh difícil, afinal a novidade nos chama muito mais a atenção).
· Não fazer com que o primeiro animal mude, de uma hora para outra, ele pode se sentir rejeitado.
· E não trazer nenhum animal, quando o seu primeiro esteja muito velhinho ou com uma doença terminal, pelos exemplos que já assisti, acelera a ida do mais velho, pois o mesmo percebe que foi trocado.
Após o termino da fase inicial, só tenho colhido excelentes resultados, o Harry sempre estava doente, agora raramente ele tem alguma doença, brinca com o Rony adoidado e ate ajudou a tira-lo da inercia, em resumo, dois eh melhor que um =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário